Seminário: Possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência na educação e no trabalho
O programa de extensão PUC Inclusiva e o curso de Pedagogia da PUC Minas reunirão nessa terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de abril de 2024, alunos, professores, extensionistas, funcionários, pessoas com deficiências, ONGs, Ministério Público e comunidade para um grande encontro, trocas e discussão sobre dois temas muito caros para a Universidade. Trata-se da educação e inclusão no trabalho das pessoas com deficiências, as ações, parcerias, desafios e possibilidades nessa caminhada.
É com muito prazer e alegria que, em nome da Pro Reitoria de Extensão do curso de Pedagogia e do Programa PUC Inclusiva que convidamos os interessados no tema a estarem presentes no nosso evento que acontecerá no auditório 03 do prédio 43, no campus Coração Eucarístico.
Curso de Introdução à Informática para Alunos Surdos!
Você é surdo e deseja aprender sobre informática em um ambiente inclusivo e acessível em Libras? Então este curso é para você!
Em parceria com a Associação LADES, a PUC Minas tem o prazer de oferecer um curso gratuito, especialmente desenvolvido para alunos surdos.
As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. no campus Coração Eucarístico.
Corra, garanta a sua vaga e amplie seus conhecimentos em informática, em um ambiente inclusivo e acolhedor!
Para mais informações e inscrições, entre em contato com a Associação LADES:
CEWEB – Centro de Estudos sobre Tecnologias Web
O World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional em que organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a web. O W3C já publicou mais de cem padrões, como HTML, CSS, RDF, SVG e muitos outros. Todos os padrões
desenvolvidos pelo W3C são gratuitos e abertos, visando garantir a evolução da web e o crescimento de interfaces interoperáveis.
Desde 2009 a W3C Brasil, promove ações no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro e proclamado pela ONU para promover não só a sensibilização da sociedade em relação ao tema, mas também trazer à tona ações, discussões e medidas quanto à acessibilidade. Um exemplo foi o evento realizado no Memorial da América Latina durante a
Virada Inclusiva de São Paulo em 2012.
Com isso, uma das demandas desse grupo foi produzir uma Cartilha de Acessibilidade na Web, para orientar gestores, desenvolvedores, auditores, procuradores, promotores e cidadãos sobre a importância de se preocupar com e investir em acessibilidade na web. Esta cartilha surgiu da necessidade de uma documentação que auxiliasse as pessoas a entender como funciona a web, seus benefícios e potencialidades, e a cobrar seus direitos ao acessar conteúdos na rede. Trata-se de um trabalho colaborativo, do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil e parceiros
e apoiadores desse projeto.
Todos@Web 2023
1º de dezembro, às 10h – Evento on-line com legenda e intérprete de Libras durante toda a transmissão!
Link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ish6BjeCwuc
Este evento online, que será transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos), reunirá especialistas para explorar o tema da acessibilidade na web, além de apresentar o aguardado lançamento do 6º Fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web, que ficará disponível para acesso em https://acervo.ceweb.br/cartilha-acessibilidade-web. Junte-se a nós nessa jornada pela criação de uma experiência online acessível a todos!
Acesse o conteúdo da live e o lançamento do 6° Fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web clicando nos links acima.
Encerramento 2° semestre 2023
Dia 30/11/2023 os alunos de todos os cursos e projetos do PUC Inclusiva se reuniram no auditório 3 do prédio 43, para comemorar a conclusão de mais um semestre de esforço em prol do empoderamento pessoal e profissional.
No evento, coordenadores e professores falaram um pouco sobre os projetos com os quais trabalham e sobre os papéis desses projetos na busca por uma sociedade cada vez mais inclusiva e acolhedora.
Também foram chamados parceiros do PUC Inclusiva, como o Instituto Mano Down e o Conselho Estadual do Idoso.
Aconteceu também uma apresentação de José Maia e Rose Teixeira, do grupo Vem Dançar Comigo.
Os coordenadores e professores foram homenageados por seus alunos, e ao final da cerimônia, foram distribuídos brindes a todos os participantes do programa.
A seguir, fotos destes momentos: Reprodução via instagram @proexpucminas
Conversas Inclusivas apresenta:
O protagonismo da pessoa com deficiência na educação
Conforme dados do IBGE de 2022, apenas 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído pelo menos o Ensino Médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência tinham esse nível de instrução.
Além disso, a taxa de participação na força de trabalho das pessoas sem deficiência foi de 66,4%, já entre as pessoas com deficiência, essa taxa era de apenas 29,2%. A desigualdade persiste mesmo entre as pessoas com nível superior: nesse caso, a taxa de participação foi de 54,7% para pessoas com deficiência e 84,2% para as sem deficiência.
Às 15h do dia 26/10/2023, acontece a transmissão do evento “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Educação”, no canal da Extensão PUC Minas no YouTube.
O programa conta com a participação de Renato Diniz Silveira – Médico psiquiatra, doutor em Educação pela UFMG e professor de Psiquiatria e Saúde Mental na PUC MG – Rosana Bastos, Instrutora do PUC Inclusiva e com a convidada Nara Lúcia Ferreira – Professora municipal em Belo Horizonte do primeiro e segundo ciclo e ensino fundamental.
Link para a live no canal do Youtube Extensão PUC Minas: https://www.youtube.com/watch?v=V7Me45bpyTA
Somos Extensão: Perspectivas e possibilidades diante da diversidade
A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da PUC Minas, por meio dos projetos Diálogos com a Extensão & Conversas Inclusivas realiza a live ” Somos Extensão: perspectivas e possibilidades diante da diversidade”, excepcionalmente presencial, com transmissão simultânea pelo canal de Extensão PUC Minas no YouTube. 21/9 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data. As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol [da pessoa com deficiência] há mais de 40 anos (Ministério da Saúde, 2023).